Presente na maioria dos escritórios, hoje, o ar-condicionado climatiza repartições mundo afora independente da área de atuação da empresa. E nada mais natural que no ambiente de trabalho surjam grupos com ideias opostas em relação à temperatura do aparelho.
Por isso, selecionamos algumas regrinhas de etiqueta que melhoram o convívio e evitam desentedimentos em ambientes corporativos que são climatizados.
1. Se o ambiente estiver muito frio, antes de mexer no aparelho e reclamar em voz alta, pergunte para seus colegas se eles concordam com a alteração da temperatura.
2. Caso o direcionamento do vento estiver voltado para a sua mesa, tente fazer a modificação nas aletas do aparelho ou então mudar a mesa de lugar. Se os móveis forem embutidos ou for impossível, converse com seu chefe ou algum colega mais calorento para trocarem de lugar. Agrande maioria dos problemas é resolvido com uma boa conversa.
3. Lembre-se que, em locais de trabalho, o bem estar comum é mais importante que o individual. Por isso, leve um casaquinho ou agasalho para a empresa. Se for o caso, deixe-o permanentemente no escritório. Contra o frio existem alternativas. Já quando se trata de calor, não temos escolhas.
4. Se o clima externo estiver ameno, utilize a ventilação média ou mínima no condicionador de ar. Isto reduz ruídos, conflitos, gastos e desconfortos.
5. Sugira a limpeza dos filtros e higienização da serpentina dos aparelhos, sempre! Existem leis que amparam estas práticas.
6. Se o problema for a secura dos olhos ou vias nasais, inclua um umidificador ou ionizador para trabalhar junto com o ar condicionado no setor e veja a diferença positiva que isto causa no grupo.
7. Tenha em mente que o calor diminui a produtividade do grupo e causa sonolência. A resolução nº 9 da ANVISA defende 23º para o conforto térmico.
Fonte: portal WebArCondicionado
Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.